logo ESSE

Métodos de pagamento do ticket de estacionamento

Aplicação Via Verde Estacionar

imagem mobile app via verde estacionar

Faça o download da App Via Verde Estacionar e estacione sem complicações. Se estacionar à superfície, através da App pode fazer a gestão de pagamentos, prolongar o tempo de estacionamento e localizar o seu veículo. No estacionamento em parques, utilize o seu identificador para efetuar o pagamento.

icone appstore icone playstore
imagem app via verde estacionar

Moedas

Pode efetuar o pagamento do seu ticket através dos diversos parquímetros instalados nos locais de estacionamento ESSE.

Recebeu um aviso de pagamento?

A ESSE coloca um aviso de pagamento no vidro frontal do seu veículo no caso de não ter sido pago o valor correspondente ao estacionamento.

Trata-se do valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.

Como pagar os avisos?

1 · Através do Multibanco, seguindo a informação da entidade e referência presentes no aviso de pagamento.

2 · Através de Payshop, onde apenas necessita de apresentar o seu aviso de pagamento num Agente Payshop e proceder ao respetivo pagamento. Pode consultar a localização dos agentes Payshop aqui: www.payshop.pt/agentes

3 · Diretamente numa das lojas ESSE:

Loja Espinho

  • Rua 34, nº636
    4500 Espinho
  • (+351) 911 111 582**

Loja Gondomar

  • Rua 25 de Abril, 326/B loja 105
    4420-356 Gondomar
  • (+351) 224 641 280*
    (+351) 937 012 669**

Loja Santo Tirso

  • Rua Prof. Pires Fernandes, nº 73,
    4780-532 Santo Tirso
  • (+351) 252 866 230*

    * chamada para a rede fixa nacional
    ** chamada para a rede móvel nacional

Loja VRSA

  • Rua 5 de Outubro
    Urbanização Horta das Meninas, Lote 11, Loja B,
    8900-307 Vila Real de Santo António
  • (+351) 938 690 070** · (+351) 938 690 075** (disponível de 1.06 a 15.09)

Pedidos de fatura:

Nos termos do artigo 40.º, n.º 5, al. b) do Código do IVA, o ticket retirado dos parcómetros equivale à emissão de fatura, pelo que basta preencher manualmente o NIF no verso do ticket!
Quanto ao pagamento de avisos afixados nos veículos e de liquidações recebidas por carta, pode pedir a emissão de fatura nas nossas lojas ou em taxas.esse.pt, no prazo máximo de 5 dias após o pagamento.

E se não pagar um Aviso de Pagamento?

Os avisos representam uma liquidação de taxa de estacionamento público feita pela ESSE em virtude da falta de pagamento devido no parcómetro.
A falta de pagamento da taxa de estacionamento liquidada por nós dá origem a uma taxa máxima correspondente ao valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.
Caso a liquidação efetuada por nós não seja paga no prazo máximo definido no aviso, será enviada uma nova notificação para a residência, com o valor do aviso, acrescido de juros de mora e custos administrativos. A falta de pagamento da taxa notificada por carta implica ainda, segundo a legislação aplicável (artigo 148.º do Código de Procedimento e Processo Tributário e artigo 12.º do Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais), a cobrança através de processo de execução fiscal.
Além do valor máximo, o condutor incorre numa contraordenação punível com coima de 30€ a 150€, nos termos do Código da Estrada, cuja competência para fiscalização, instrução e decisão cabe à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Como saber se tenho Avisos de Pagamento em atraso?

Para saber se tem taxas de estacionamento em atraso, visite taxas.esse.pt, ligue-nos para o número (+351) 253 304 060 ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Receba a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades da ESSE através do seu email

ao subscrever está a concordar com a nossa política de privacidade