Métodos de pagamento do ticket de estacionamento

Aplicação Via Verde Estacionar

Faça o download da App Via Verde Estacionar e estacione sem complicações. Se estacionar à superfície, através da App pode fazer a gestão de pagamentos, prolongar o tempo de estacionamento e localizar o seu veículo. No estacionamento em parques, utilize o seu identificador para efetuar o pagamento.

Moedas

Pode efetuar o pagamento do seu ticket através dos diversos parquímetros instalados nos locais de estacionamento ESSE.

Recebeu um aviso de pagamento?

A ESSE coloca um aviso de pagamento no vidro frontal do seu veículo no caso de não ter sido pago o valor correspondente ao estacionamento.

Trata-se do valor máximo que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante 24 horas, subtraindo o valor já pago.

Como pagar os avisos?

1 · Através do Multibanco, seguindo a informação da entidade e referência presentes no aviso de pagamento.

2 · Através de Payshop, onde apenas necessita de apresentar o seu aviso de pagamento num Agente Payshop e proceder ao respetivo pagamento. Pode consultar a localização dos agentes Payshop aqui: www.payshop.pt/agentes

3 · Diretamente numa das lojas ESSE:

Loja Espinho

  • Rua 34, nº636 · 4500 Espinho
  • (+351) 911 111 582
  • (14:30h às 18:00h)

Loja VRSA

  • Av. dos Bombeiros, nº 12 C
    8900-209 Vila Real de Santo António
  • (+351) 938 690 070 · (+351) 938 690 075 (disponível de 1.06 a 15.09)
  • (14:30h às 18:00h)

Pedidos de fatura:

Nos termos do artigo 40.º, n.º 5, al. b) do Código do IVA, o ticket retirado dos parcómetros equivale à emissão de fatura, pelo que basta preencher manualmente o NIF no verso do ticket!
Quanto ao pagamento de avisos afixados nos veículos e de liquidações recebidas por carta, pode pedir a emissão de fatura nas nossas lojas ou em taxas.esse.pt, no prazo máximo de 5 dias após o pagamento.

E se não pagar um Aviso de Pagamento?

Os avisos representam uma liquidação de taxa de estacionamento público feita pela ESSE em virtude da falta de pagamento devido no parcómetro.
A falta de pagamento da taxa de estacionamento liquidada por nós dá origem a uma taxa máxima correspondente ao valor que pagaria se deixasse o carro estacionado naquele local durante um dia completo, subtraindo o valor já pago.
Caso a liquidação efetuada por nós não seja paga no prazo máximo definido no aviso, será enviada uma nova notificação para a residência, com o valor do aviso, acrescido de juros de mora e custos administrativos.A falta de pagamento da taxa notificada por carta implica ainda, segundo a legislação aplicável (artigo 148.º do Código de Procedimento e Processo Tributário e artigo 12.º do Regime Geral das Taxas das Autarquias Locais), a cobrança através de processo de execução fiscal.
Além do valor máximo, o condutor incorre numa contraordenação punível com coima de 30€ a 150€, nos termos do Código da Estrada, cuja competência para fiscalização, instrução e decisão cabe à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Como saber se tenho Avisos de Pagamento em atraso?

Para saber se tem taxas de estacionamento em atraso, visite taxas.esse.pt, ligue-nos para o número (+351) 253 304 060 ou dirija-se a uma das nossas lojas.

Receba a nossa newsletter

Acompanhe todas as novidades da ESSE através do seu email

ao subscrever está a concordar com a nossa política de privacidade